Sistema de Avaliação

POR Portal 01/08/2011

Sistema de Avaliação

 SISTEMA DE AVALIAÇÃO 1º ANO

O professor poderá valer-se da utilização dos instrumentos listados a seguir, além de outros que venham a atender o desenvolvimento do aluno:

  • Prova Objetiva
  • Prova Dissertativa
  • Seminário
  • Trabalho em grupo
  • Debate
  • Relatório individual (Pesquisas, análises, resumos, resenhas etc.)
  • Observação

No 1º ano, os alunos desenvolverão atividades especiais formando um portfólio, pois estão no processo da aquisição da língua escrita. Este portfólio de atividades mostrará o processo de desenvolvimento do aluno durante o ano letivo. Porém, o professor estabelecerá a mensuração relativa a esse desenvolvimento baseado nessas atividades.

 

 SISTEMA DE AVALIAÇÃO 2º AO 9º ANO

O professor poderá valer-se da utilização dos instrumentos listados a seguir, além de outros que venham a atender o desenvolvimento do aluno:

  • Prova Objetiva
  • Prova Dissertativa
  • Seminário
  • Trabalho em grupo
  • Debate
  • Relatório individual (Pesquisas, análises, resumos, resenhas etc.)
  • Observação

 

Os professores regentes e das aulas especiais estarão informando através da agenda os dias das avaliações mensais e bimestrais.

Os trabalhos, pesquisas serão enviados via agenda do aluno.

As disciplinas de Ensino Religioso e Artes serão avaliadas por trabalhos produtivos em sala de aula.

Educação Física é avaliada durante as atividades desenvolvidas nas aulas.

 

 SISTEMA DE RECUPERAÇÃO

A Recuperação será aplicada no horário normal de aulas, através de revisão do conteúdo em que os alunos apresentaram baixo rendimento, mediante a elaboração de um projeto de recuperação especificado no respectivo Plano de Aula atentando para a necessidade de reorientar as estratégias, procedimentos e recursos utilizados anteriormente.

Durante as aulas de recuperação serão desenvolvidos atividades de enriquecimento curricular (aprofundamento) com os demais alunos que já dominarem os conteúdos, devidamente explicitados no Plano de Aula do professor.

A recuperação não será oferecida ao aluno que: não compareceu, sem motivo justificável, a uma ou mais avaliações ao longo do bimestre, que tenha recusado submeter-se ao processo de avaliação definido pelo professor, deixado de entregar trabalhos, atividades propostas ou que tenha apresentado o instrumento de avaliação em branco.

 

 AVALIAÇÃO DE 2ª CHAMADA

Os alunos que faltarem nos dias de avaliação poderão requerer uma avaliação de 2ª chamada. Não haverá qualquer custo quando houver a apresentação de atestado médico ou de óbito. Caso haja outro motivo o pai ou responsável poderá fazer a solicitação por escrito apresentando a devida justificativa a Direção da escola e pagando uma taxa  por avaliação solicitada. A avaliação deverá ser requerida na Secretaria, até 48 horas após a falta e será aplicada pelo professor em data a combinar ou por alguém designado pela Coordenação Pedagógica.

 

SISTEMA DE PROMOÇÃO

Será considerado baixo rendimento escolar a média bimestral inferior a 6,0 (seis).

Será considerado classificado para promoção em cada componente curricular o aluno que obtiver resultado final anual igual ou superior a 6,0 (seis) e que não apresente baixo rendimento escolar no quarto bimestre. Na reunião ordinária do quarto bimestre, o Conselho de Classe analisará o desempenho global dos alunos que apresentaram baixo rendimento escolar ao longo do ano letivo, inclusive no quarto bimestre, em um ou mais componentes curriculares, com o objetivo de decidir pela retenção, progressão de Ano ou conclusão de curso.